4G | LTE – LONG TERM EVOLUTION | WIMAX | VIDEOS | ENTENDA A NOVA TECNOLOGIA PARA TELEFONIA MÓVEL







A tecnologia 4G irá possibilitar às operadoras acesso à faixa de frequência de 2,5 Gigahertz (GHz) para oferecer a tecnologia 4G, também conhecida como LTE – Long Term Evolution (sigla em inglês para “evolução em longo prazo”). A conexão pode ser cinco vezes mais rápida que a oferecida pelas redes 3G em funcionamento no Brasil.

O conceito 4G vai muito além de telefonia móvel, já que não pode ser considerada uma evolução dos padrões de telefonia celular, tais como as existentes no mercado até 3G. As novas tecnologias de redes banda larga móvel (sem fio) permitirão o acesso a dados em dispositivos que operam através de IP.

Quem vai ganhar: WiMax ou LTE?

Provavelmente ambas, apesar de que a tecnologia LTE tem um pé à frente e as duas tecnologias são bastante semelhantes: ambas baseadas no mesmo protocolo de comunicação (OFDMA) que utilizam o IP (Internet protocol) como base. Em um Futuro, seria possível “interligar” as duas tecnologias.

A diferença está na forma como os dados são enviados: enquanto o WiMax usa o mesmo canal para receber e enviar dados, o LTE separa a banda disponível em duas, uma só para enviar, e outra só para receber dados.

Uma vantagem do LTE é sua compatibilidade com a rede GSM, já não é o caso WiMax.

A tecnologia 4G está sendo desenvolvida prevendo oferecer serviços baseados em banda larga móvel tais como Multimedia Messaging Service (MMS), video chat, mobile TV, conteúdo HDTV, Digital Video Broadcasting (DVB), serviços básicos como voz e dados.

Entre as características do 4G estão a melhoria na velocidade de transmissão de dados (promessa um gigabyte por segundo em celular parado e de 100 megabytes por segundo em movimento).

- Copa do Mundo de 2014 no Brasil

No final de 2012, a Anatel espera ter finalizado os tramites para autorização das empresas vencedoras. A expectativa da agência é que até um ano antes da Copa do Mundo, o País inicie os serviços da tecnologia 4G.

A freqüência utilizada até então pelas prestadoras de TV por assinatura era na faixa de 2,5 GHz, que utiliza a tecnologia de transmissão sem fio (MMDs). Agora esta tecnologia passará a ser o 4G.

Para a Copa do Mundo realizada em 2014 no Brasil serão instaladas, no alto dos estádios, antenas de alto alcance para transmissão de voz e de dados com o intuito de conceber uma melhor recepção da tecnologia 4G.

A novidade é para evitar problemas como os que ocorrem com frequência durante concentrações de multidõess, como o réveillon, quando boa parte dos celulares para de funcionar. Com a tecnologia 4G, que recebe o nome de LTE, será possível transmitir dados de 25 a 50 vezes mais rápido, evitando o tráfego das linhas de celulares.

Confirag alguns aparelhos 4G

Motorola Atrix 4G


Acesse o site do fabricante clicando aqui.

Nexus S – Samsung – Google


Acesse o site do fabricante clicando aqui.

HTC Evo 4G

Acesse o site do fabricante clicando aqui.

Assita a alguns videos explicando e mostrando a tecnologia 4G.




Classifique

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>